sexta-feira, 16 de outubro de 2009

INFORMÁTICA EM SAÚDE

"A informática em saúde é a aplicação de computadores e da tecnologia da informação para o desenvolvimento de pesquisas e técnicas nesta área, assim como para a educação profissional e acadêmica. É fato que em poucos anos a informática oferecerá suporte para a maioria dos serviços das áreas da saúde. Relatos da aplicação da informática na Fisioterapia são muito raros, porém, sempre com resultados otimistas. McGouwn e Faust descrevem um programa piloto para o ensino em Fisioterapia, no qual desenvolveu-se um software de revisão para conteúdos de anatomia e cinesiologia. Os resultados indicaram excelentes ganhos de aprendizagem. Washington e Parniampour relatam o desenvolvimento de um sistema tutorial para o ensino da biomecânica, através do qual houve aprendizagem significativa. Saarinen-Rahika e Binkley realizaram um experimento utilizando um sistema tutorial com aprendizagem baseada em problemas. Neste estudo o desempenho dos alunos submetidos ao software também foi superior aos demais. Mais recentemente, Gonzaga desenvolveu um software para apoio ao ensino da avaliação da atividade reflexa em recém-nascidos. E, Osaku elaborou um sistema de apoio ao ensino de ventilação mecânica, sendo que em ambas abordagens os softwares foram mais eficientes que os livros no suporte ao aprendizado. No processo de ensino-aprendizagem, para que o aprendizado aconteça é necessário que este ocorra simultaneamente ao ensino. O computador tem sido um novo paradigma para a educação e vem a ser mais um recurso aliado a este processo. Para Quartiero a presença de tecnologias de informação e de comunicação nos processos educacionais é cada vez mais notória e paulatinamente se tornará imprescindível. As teorias de aprendizagem buscam entender os atos de ensinar e de aprender. Para Weisz, a teoria sociointeracionista (paradigma construtivista) é o modelo que mais favorece o processo de ensino-aprendizagem. Nesta teoria, o conhecimento é incorporado pelo aluno através da prática do real. Assim, o aluno é capaz de transformar informações em conhecimento. O aluno é o protagonista e o professor, além de especialista, passa a ser o articulador, o orientador. Embora não existam avaliações definitivas sobre o desempenho da aplicação da informática na educação, sabe-se que ela atrai mais a atenção dos alunos e que torna mais fácil o aprendizado de disciplinas consideradas complexas. Entre as modalidades dos softwares educativos, a multimídia é a que mais se destaca. Segundo Perrenoud, a individualidade, a simulação de cenários reais, a realimentação e a visualização são os principais pontos positivos desta na educação. Sant’anna, Enricone, André e colaboradores confirmam esta informação destacando que no método de ensino oral o aluno tem somente 10% de retenção do aprendizado, pelo método visual tem 20%, enquanto pelos métodos visual e oral simultaneamente o aluno pode atingir 65% de retenção do conteúdo. "

Luciana V. Castilho, Heitor S. Lopes, Wagner R. Weinert

Um comentário:

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