domingo, 29 de novembro de 2009

Fisioterapia e Síndrome do Túnel do Carpo

Fisioterapia e Síndrome do Túnel do Carpo(STC)


O tratamento baseado em fisioterapia consiste na realização de cinesioterapia, aplicação de recursos termo e eletroterápicos, além da prescrição de órteses e orientações biomecânicas com o objetivo de manter posturas que promovam economia articular e redução da intensidade dos sintomas.

Dentre os recursos termofotoeletroterápicos, destaca-se o TENS como um importante coadjuvante no alívio da dor. Além do TENS, o uso de Corrente Interferencial se mostra como uma ferramenta de grande auxílio no tratamento da dor proveniente da Síndrome do Túnel do Carpo. Estudos também sugerem que o uso de Ultra-som pode recuperar a condução nervosa, auxiliando também na reabilitação dessa síndrome. Além desses recursos, o laser de baixa potência foi outro recurso que obteve resposta favorável nesse processo patológico, tendo em vista que os pacientes submetidos a esse recurso tiveram melhora do padrão funcional, diminuição da dor e conseqüente retorno nas atividades da vida diária.

Além da abordagem eletrotermoterápica, a cinesioterapia é um dos melhores meios de promover alívio dos sintomas e regressão do quadro patológico. A realização de movimentação ativa intermitente em punho e dedos reduzem a pressão no interior da região do túnel do carpo, promovendo a resolução de sintomas devido ao alongamento da aderência do túnel carpal. A redução dessa pressão, juntamente com a redução do edema e da área de contato do nervo mediano com o ligamento transverso incrementa o retorno venoso, aliviando a dor e melhorando as condições fisiológicas dos tecidos.

A prescrição de órteses (splints) é outra forma bastante eficiente de tratamento da STC e baseia-se na imobilização parcial a fim de reduzir a movimentação extrema na articulação do punho. Esses splints devem ser usados à noite ou durante as atividades laborais, caso os sintomas sejam induzidos nesse período.

O tratamento baseado em fisioterapia é considerado conservador e em muitos casos exclui a necessidade de realização de um procedimento cirúrgico. No entanto, em casos mais extremos, a cirurgia torna-se inevitável e benéfica para o paciente.



Órtese

Laser


Ultra-som


Cinesioterapia


Nenhum comentário:

Postar um comentário